quarta-feira, 28 de maio de 2014

Roteiro pelo prazeres da Gastronomia: (I) Índia


Olá olá!
Com este post venho não só contar-vos a minha estreia na comida indiana, como para inaugurar a nova rúbrica aqui do blog.
Suponho que experimentar uma baguette de caril de frango no Pão pão queijo queijo, em Belém, não constitua uma verdadeira experiência gastronómica, até porque o picante não deixou grande impressão no meu estômago... por isso, decidi partir à descoberta com um grupo de amigos, e juntos lá fomos ao Pic Nic, em Mem-Martins.

O feedback não poderia ter sido melhor! Além do ambiente acolhedor, a variedade era imensa e tinha um aspecto delicioso. E entre todos, o preço foi realmente económico! Facto que nos surpreendeu. Mas sem demoras, vamos cá ao menu.

Como entrada optámos pelo pão indiano com alho, recheado com queijo.
Cheese Garlic Naan
E como pratos:
Chiken Tikka Masala 
Arroz Basmati
Dalmakhani

Lamb Vindaloo
Chicken Tikka
 Que é como quem diz (pela respectiva ordem):

- Lentilhas em molho espesso de tomate e especiarias (escolha aqui da Je)
- Pedaços de frango pré-grelhados com amêndoas, caju e molho especial (escolha da Cat)
- Borrego com batatas cozinhado à moda de Goa (alerta os bombeiros, bastante picante) (escolha da Anouska)
- Cubos de frango grelhado, previamente marinados em iogurte e especiarias suaves (escolha do Él)

Basicamente, entre os quatro, escolhemos um prato que nos agradásse, e dividimos entre todos. Se inicialmente, parecia pouco, não se deixem enganar pelas imagens. Chegou perfeitamente para nos deixar saciados. E com vontade de voltar.

Tenho apenas a dizer que as sobremesas deixaram a desejar...

- Escolhemos gelado de Pistáchio e nata (nada de especial, embora também houvesse de manga)
- E bolinhas de leite cozinho em calda de açúcar. (aposto que altamente calórico mas nada docinho)

No geral gostei muito, dismistifiquei o paladar depois da experiência traumática com o pseudo-caril-altamente-picante, e ficou prometido voltar.

Mas o post não fica por aqui :)
Decidi torná-lo interessante: Ou seja, por cada cultura que experimente, inicio uma leitura em que tal esteja relacionado.

E como é o primeiro post, lanço-vos o desafio:

- Que livro conhecem e/ou recomendam que fale, ou tenha a Índia como pano de fundo? :)

(em minha defesa, não é batota recorrer aos meus fantásticos seguidores :P)

E como este espaço não é só meu, pergunto-vos que experiências gastronómicas tiveram e o que acharam?

Beijinhos, boas leituras e boas degustações! :P

4 comentários:

  1. Ai, já ia outro jantar assim... bora lá Lia!
    Assim de repente, só me lembro do fantastico "A Vida de Pi", que li em espanhol mas que consquistou o lugar no coração reservado ao "livro preferido"! Conseguiu até destronar "O Fio da Navalha". Só tem a india como pano de fundo ao inicio, mas a personagem principal é indiana, por isso já conta alguma coisa :P
    Vou estar atenta a esta rubrica! Beijinhos grandes*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando quiseres Anouska! Até porque quando vejo os teus post culinários, a reacção é de ficar de água na boca eheh

      Obrigada pelas dicas, fiquei mesmo muito curiosa :)
      Beijinhos grandes*

      Eliminar
  2. uau!! adorei a rubrica!! :D

    e fiquei completamente a babar, adoro comida indiana, caril é o meu prato favorito e depois tmb ter família na índia ajuda no meu gosto sobre esta cultura e sobre este país (que era para ter visitado há uns anitos mas depois não foi possível)

    bem quando aos livros recomendo sem dúvida o quem quer ser biblionário do vikas swarup!! adorei adorei mas pronto sou suspeita pq retratava um tema que gosto muito :D

    beijinhoooo e fico à espera do próximo roteiro ;D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpa a demora a responder :)

      Obrigada :D
      A sério? Desculpa a expressão mas isso é brutal :D Também gostava de o visitar, mas fazemos assim, quando fores, levas-me contigo, boa? eheh

      Obrigada pela dica. Já vi o filme (assim há algum tempo), assim que puder vou estrear-me no livro ;)

      Beijinhoos

      Eliminar